Aprenda a escolher a carne perfeita para o seu churrasco

2017-05-cronograma-06

Um churrasco de sucesso começa com a escolha da matéria prima. É preciso saber qual tipo de carne escolher. Com bons cortes você aumenta as chances do seu churrasco ser inesquecível, o restante só depende das habilidades de quem comandará a churrasqueira. Por isso, separamos dicas para fazer bonito na hora de assar. Confira!

Quantidade de carne

Um grande fator na hora de fazer um churrasco é a quantidade de carne a ser comprada. Uma vez que esta varia com o número de convidados e o quanto cada um come. Sempre há aqueles que comem pouco (em média 200 gramas) e os que come muito (quase 1kg). Por isso, é importante chegar a um meio termo. A média recomendada é calcular 500 gramas por pessoa, no caso de carne sem osso e 700 gramas por pessoa, se tiver osso (ex.: costela).

Tipos de cortes

Outro fator importante é o corte da carne. No Brasil, os mais comuns são:

Picanha – É o corte nobre do churrasco, deve ser servida mal passada. O formato dela é triangular e conta com uma manta de gordura que a cobre por inteiro.

Alcatra – Corte macio, localiza-se na parte traseira do boi. Ela também é um dos cortes nobres e deve se cuidar para não assar pedaços finos pois essa especialidade resseca com facilidade.

Maminha – Carne saborosa e suculenta, um pouco difícil de manusear por ter fibras em diferentes direções. Ela deve ser servida mal passada ou ao ponto.

Fraldinha – Considerada uma das melhores carnes para churrasco, deve ser cortada em pedaços grossos e sua gordura deve ser retirada na hora de servir.

Costela – Este corte é símbolo do churrasco gaúcho e conta com duas versões: costela minga (formada por ossos mais finos, muita cartilagem e mais gordura) e costela ripa (formada por ossos maiores e largos, a carne é um pouco mais seca).

Contra filé – também conhecido como lombo, tem sabor acentuado e bastante suco.

Tendo o conhecimento sobre esses dois princípios básicos, nós da Comesul Beef temos certeza que seu churrasco será um sucesso.