Aprenda como reaproveitar as sobras do churrasco

2017-05-cronograma-05

Não importa o quanto se mensure, calcule ou preveja, a carne de churrasco sempre sobra. E seria um desperdício deixar de aproveitar uma carne deliciosa como essa, não é mesmo? Foi pensando nisso que a Comesul Beef separou quatro receitas de como aproveitar o resto do churrasco e garantir o almoço, lanche e janta da semana. Confira:

Arroz de Carreteiro

Tão popular quanto o chimarrão, o carreteiro é um prato a base de carne e arroz tradicional no Rio Grande do Sul.

Ingredientes

1/2kg de sobra de churrasco (carne bovina, suína, ovina e embutidos)

1 cebola

2 dentes de alho

3 xícaras de arroz

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pique em cubos a carne do churrasco e refogue na cebola e alho bem picados. Em seguida, adicione o arroz e deixe dar uma fritada rápida. Aos poucos, vá colocando a água, de forma que cubra tudo. Tempere com sal e pimenta. Nessa etapa é importante ter experimentado a carne antes para não salgar demais. Vá adicionando água conforme o arroz secar até perceber que o arroz está cozido por completo.

Arroz de forno

Nesta receita, além de reaproveitar o resto da carne do churrasco, serão reutilizadas as sobras de arroz e legumes.

Ingredientes

Sobras de churrasco

Sobras de arroz

Sobras de legumes frescos/cozidos

200g Queijo

200g Presunto

1/2 lata de Milho e ervilha

1 pacote de batata palha

1 pacote de queijo ralado

1/2 cebola

Modo de preparo

Refogue a carne no azeite com a meia cebola, ambas bem picadas. Em um refratário coloque uma camada do arroz, seguida por uma de carne e uma de legumes. Cubra com pedaços de queijo e presunto, coloque milho e ervilha e finalize com o restante do arroz. Cubra com batata palha e queijo ralado. Leve ao forno, em fogo médio, até gratinar.

Sanduíche de rosbife de churrasco

Uma ótima opção para a hora do lanche. Nessa receita substituiremos o rosbife de filé mignon ou lagarto por um pedaço de carne assada como, por exemplo, a maminha.

Ingredientes

1 pedaço da sobra do churrasco

1 cebola pequena cortada em fatias

Salsinha picada a gosto

Azeite extra virgem

Pão de sua escolha

Maionese, mostarda e fatias de queijo a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite extra virgem. Quando a cebola começar a branquear, adicione a carne cortada em fatias finas. Frite até a carne pegar o molho e desligue. Para finalizar, monte seu sanduiche adicionando os molhos e carne ao pão.

Escondidinho de carne

Este prato de origem africana junto praticidade e sabor.

Ingredientes

1/2kg de sobras do churrasco

8 batatas médias

1 cebola

2 tomates

200g de queijo mussarela

100g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta a gosto

2 colheres de manteiga

Azeite

Modo de preparo

Cozinhe as oito batatas descascadas até ficaram no ponto de purê. Refogue a cebola picada no azeite e acrescente a carne cortada em cubos. Adicione o tomate, o sal e a pimenta. Adicione água e deixe cozinhar.  Com as batatas cozidas faça um purê com manteiga e sal. Em um refratário, adiciona a carne, cubra com fatias de mussarela e espalhe o purê por cima. Para finalizar, adicione o parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

A carne assada, quando armazenada em recipiente bem vedado, pode ser conservada por alguns dias na geladeira. Lembre-se: não desperdice!